segunda-feira, 28 de julho de 2008

CLASSIFICAÇÃO DAS CIDADES


Urbanização é o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros urbanos (as cidades). Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

As cidades podem ser classificadas de acordo com seu tamanho, atividade econômica, importância regional entre outras características.
Classificam-se em:

Municípios: São as menores divisões político-administrativas, todo município possui governo próprio, sua área de atuação compreende a parte urbana e rural pertencente ao município.

Cidades: É a sede do município, independente do número de habitantes que possa ter, as atividades econômicas nas cidades diferem das do campo, as atividades principais são centralizadas nos setor secundário e terciário.

Macrocefalia Urbana: Caracteriza-se pelo crescimento acelerado dos centros urbanos, principalmente nas metrópoles, provocando o processo de marginalização das pessoas que por falta de oportunidade e baixa renda residem em bairros que não possuem os serviços públicos básicos, e com isso enfatiza o desemprego, contribui para a formação de favelas, resultando na exclusão social de todas as formas.

Metrópoles: São cidades com densidade demográfica superior a 1milhão de habitantes (ex: Goiânia, São Paulo).

Conurbações: È quando um município ultrapassa seus limites por causa do crescimento e com isso encontra-se com os municípios vizinhos.

Regiões Metropolitanas: É a união de dois ou mais municípios formando uma grande malha urbana, é comum nas cidades sedes de estados (ex.Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidades do entorno).

Megalópole: É a união de duas ou mais regiões metropolitanas.

Tecnopólos: ou Cidades ciência, são cidades onde estão presentes centros de pesquisas, universidades, centros de difusão de informações. Geralmente os tecnopólos estão alienados a universidades e indústrias.

Verticalização: È a transformação arquitetônica de uma cidade, ou seja, a mudança da forma horizontal das construções (ex: casas), para a verticalização (construção de prédios).

Segregação Espacial: È o foco do poder público as regiões onde a parcela da população possui melhor poder aquisitivo, e omissão as regiões periféricas desprovidas dos serviços públicos.

Cidades Formais: São cidades planejadas.

Cidades Informais: São compostas pelas regiões periféricas, regiões onde não possui infra-estrutura suficiente.

30 comentários:

Unknown disse...

É posivel observar que as cidade são dividas devido ao poder aquisitivo que elas possuem, as suas infra-estruturas e a importancia em relação ao pais e mundo.
Que acaba de certa forma "denominando" no pais que existe uma região mais rica e outra mais pobre, gerando ate mesmo em alguns momentos "preconceitos" a determinadas cidades.

Larissa Eloy 2°A

Unknown disse...

As cidades hoje em dia são dividas de acordo com a sua infra-estrutura e seu capital.Em alguns lugares há cidades que são consideradas mais ricas e outras mais pobres.Não só as cidades sofrem esse tipo de classificação mais também bairros,ruas e etc.Pode-se dizer que esse modo de classificar as cidades,é de certa forma um preconceito, pois não podemos dividir os habitantes de uma cidade ,de acordo com o seu poder aquisitivo.Sendo assim,nós cidadões, estamos sendo taxados,de maneira errada,de ricos e pobres por uma classificação que foi estabelecida por nós mesmos.

Taís Leony
2ªB

Unknown disse...

O texto mostra o deslocamento das pessoas que saem da área rural para ir aos centros urbanos, surgindo assim um grande efeito na cidade. A divisão que ocorre na mesma, é de uma forma preconceituosa, pois têm bairros que não possuem os serviços públicos básicos, e com isso enfatiza o desemprego, contribui para a formação de favelas, resultando na exclusão social de todas as formas.

Maíra Abreu 2°C

Unknown disse...

Pode-se perceber que o texto aborda o fato de varias pessoas morarem nas cidades ao invés do campo o que torna o pais urbanizado.
Também se vê que as cidades são classificadas em diferentes aspectos, como em metropole, megalope...
Mas não se pode esquecer que essa urbanização nem sempre gera coisas boas ao país, já que, no mesmo pode aumentar a violencia,o números de pessoas sem casas e outras coisas que podem atrapalhar o desenvolvimento do país.

Ticiane Silva
2 C

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

o texto acima cita e define as diversas classificaçoes que podem ser dadas às cidades, definindo como urbanizaçao o deslocamento de um grande numero de pessoas do meio rural pra o meio urbano.
na maioria as vezes relacionamos plavra urbanizao com melhorias, mas nem sempre e assim, em alguns casos pela rapidez e falta de planejamento com que esse processo ocorre a urbanizaçao acontece de maneira errada sendo caracterizada por deficiencias na infra-estrutura das cidades como falta de saneamento basico,meios de transporte precarios, moradias inadequadas etc, sendo essa chamada de urbanizaçao anomala.
willes luiz 2ºA

Alessandra Bastos disse...

Com o texto deu pra perceber a classificação das cidades, que por sua vez muitas pessoas acabam confundindo muito esse assunto.
O que classifica uma cidade é a quantidade de habitantes, o poder econômico e administrativo, a infra-estrutura, dentre outros aspectos.
Já ouvimos várias vezes falar de que tal lugar é município de uma cidade. Mas muitas vezes não sabemos o que isso queria dizer.
Alessandra 2ºA

Unknown disse...

Com o texto, podemos perceber que as cidades são divididas e classificadas de acordo com a sua infra-estrutura e poder economico.Essa divisão das cidades faz com que algumas delas tenham fama de "pobres" ou "ricas".Sendo assim, muitas vezes, uma forma preconceituosa de classifica-las.

Naiana Fortes
2º A

Mateus Cajueiro disse...

O texto mostra as várias classificações existentes para uma cidade, e cada cidade é classificada baseada na sua urbanização infra-estrutura e o capital e normalmente pode-se observar a classificação de uma cidade pela sua história e consequentemente pela sua formação

Mateus Cajueiro 2º A

Mnmatos disse...

O texto fala sobre a classificação das cidades que podem variar de acordo com aspectos economicos políticos e estruturais além da urbanização que e a saída do campo para a cidade que pode ser de forma organizada ou desorganizada.

Mateus Matos
2ªAno A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom,essa classificação,ou seja,um agrupamento das cidades é feito pelo poder que aquela determinada cidade influencia nacionalmente,ou até mesmo mundialmente.Assim,algumas cidades são classificadas de uma maneira discriminante,só por ter um poder econômico menor.
E a urbanização ocorre justamente por isso,as pessoas do campo que buscam ganhar dinheiro e melhorar sua qualidade de vida vão para as grandes cidades(área urbana).

Bruno Osório 2ºB

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É importante saber das devidas denominações e exemplos das areas, que, a depender da sua expanção, desenvolvimento, tecnologia e dentre doutros aspectos tem sua nomeclatura diferenciada.Tem-se como exemplos de metropoles mais importantes aqui no brasil; São Paulo e Rio de Janeiro. E exemplo de Megalopole a Costa leste dos Estados Unidos.

Paula Castro
2ºB

Manuela disse...

Nesse texto foram citados classificações das cidades. No Brasil temos uma grande diversidade, na infra-estrutura, na economia, no planejamento; por isso é necessária essa classificação.
Devido crescimento populacional, as cidades foram se desenvolvendo; umas mais que outras, devido a fatores como: industrialização e desenvolvimento.


Manuela Ramos
2°A
Salesiano Dom Bosco

Hel disse...

No texto pode-se observar que as cidades sao denominadas pelo setor financeiro que é diretamente ligado ao crescimento industrial.
com esse crescimento é atraido para a cidade pessoas que procuram se instalarem por perto das industrias e com isso começam a desenvolver as cidades.

Helmuth 2°A

WebradioForroMAiS disse...

O texto cita a organização das cidades mostrando as diversas classificações que podem ser dadas
a uma cidade mostra tambem o que é macrocefalia urbana que provoca muitos problemas incluindo a marginalização da população.

Vicente 2ª A

Adalito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adalito disse...

O texto explica as diversas classificações que podemos dar as cidades dependendo dos aspectos politicos, economicos e de infra estrutura. Analizando a importancia da cidade para com o país e o mundo.

Adalito Junior
2ªAno A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daiana disse...

juntamente com o crescimento acelerado das cidades, cresce tambem o indice de pessoas necessitadas de educação, saude, condições de moradias.

Unknown disse...

O texto mostra que todas as cidades possuem caracteristicas que são reconhecida no país ou até no mundo.
O processo de urbanização ocorre devido a falta de oportunidade nas áreas rurais e as pessoas vão em busca dessa oportunidade nas zonas urbanas.

Rodrigo Araújo 2ºC

Daiana disse...

Daiana sala

iLLi Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iLLi Coelho disse...

Além da urbanização trazer um desenvolvimento e progresso, é também valorativo, pois , na grande maioria, dá a existência de pontos negativos,como o aumento da violência, falta de moradia e emprego, saneamento básico e higiene, já que são insuficientes frente a demanda, aumentando ainda mais os níveis de pobreza e de miséria.
Faz parte da sociedade mundial, sociedades mais evoluídas que outras, a base disso são os costumes que são regidos, a sua estrutura, cultura, crenças, hábitos, ou seja, as questões humanitárias. Sendo perceptível, cidades mais avançadas que outras, com uma maior infra- estrutura.

Athaille Coelho - 2ªB

Unknown disse...

As cidades ocupam posição central na vida brasileira, por isso é importante entender como processou o fenômeno da urbanização, pois a urbanização não é apenas um fenômeno de crescimento de cidades. Significa uma nova forma de vida para a humanidade. São novas relações sociais, novos comportamentos e o afastamento definitivo de uma existência ligada à natureza.

Sara Motta 2ª B

Marcus Vinícius Smith disse...

O país é considerado urbanizado pelo fato da maioria das pessoas morarem na cidade ao invés do campo.
Essas pessoas vêem para a cidade (Êxodo rural) em busca de emprego e de uma melhor qualidade de vida.
Já que a maioria dessas pessoas , não conseguiram alcançar esse objetivo , houve um aumento no número de favelas, tráfico de drogas , roubos , etc..