segunda-feira, 28 de julho de 2008

Montenegro é a mais nova nação do mundo

Em referendo realizado em Montenegro, na antiga Iugoslávia, 55,4% dos quase 700 mil habitantes votaram pela separação em relação à outra república, Sérvia.

Histórico, esse ritual pacífico de divisão representa o episódio derradeiro da "balcanização" (fragmentação) da federação iugoslava. Desde 2003, a ex-Iugoslávia, que era formada por seis repúblicas (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia) e duas regiões autônomas (Kosovo e Voivodina), estava reduzida à República Sérvia e Montenegro.

Sob o comando do croata marechal Josip Broz Tito, a Iugoslávia surgiu na península Balcânica como uma república socialista após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com a morte de Tito, em 1980, e as transformações desencadeadas a partir da queda do muro de Berlim, em 1989, e da desintegração da União Soviética, em 1991, as tensões nacionalistas entre as repúblicas na Iugoslávia reapareceram.

Seu processo de desintegração teve início com a independência da Eslovênia, em 1991, e em seguida da Croácia, sob protestos dos sérvios, que defendiam a manutenção da federação. Quando a Bósnia-Herzegóvina, por meio de uma aliança entre bósnios muçulmanos e croatas, declarou sua emancipação, os sérvios, cristãos ortodoxos, residentes na região protestaram. Temiam transformar-se em minoria numa nação de maioria muçulmana.

A Sérvia interveio militarmente e teve início a Guerra da Bósnia (1992-1995), que deixou mais de 250 mil mortos e só terminou após a interferência da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a assinatura do Acordo de Dayton (1996), que criou a República da Bósnia-Herzegóvina.

A nova Iugoslávia, reduzida aos territórios de Sérvia e Montenegro, após a independência da Macedônia, em 1992, enfrentou outro movimento separatista. Dessa vez, a maioria albanesa de Kosovo, cansada das arbitrariedades do regime de Belgrado, decidiu ir à guerra. Comandados por Slobodan Milosevic (1941-2006), militares sérvios promoveram uma verdadeira "limpeza étnica" durante a Guerra de Kosovo (1998-1999), causando a morte de milhares de albaneses muçulmanos. Sob protestos internacionais e com nova intervenção da Otan, o conflito foi controlado. Atualmente, esse território é praticamente um protetorado sob controle da missão da ONU em Kosovo. Com a independência, Montenegro é a mais nova nação do mundo, com pretensões de ingressar no seleto clube da União Européia.

Nenhum comentário: