quarta-feira, 30 de julho de 2008

Urbanização da Vila Metrô vai beneficiar 280 famílias



A Prefeitura de Salvador vai construir 200 unidades domiciliares na Vila Metrô, localizada entre o Arraial do Retiro, a BR-324 e a Mata Escura, e ocupada por integrantes do Movimento dos Sem-Teto de Salvador (MSTS). O projeto de urbanização integrada foi desenvolvido pela Secretaria Municipal da Habitação(Sehab) e está sendo analisado pela Caixa Econômica Federal (CEF), órgão responsável pela aprovação e liberação dos recursos.

A iniciativa tem recursos do Ministério das Cidades, através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), e contrapartida da Prefeitura, com verba total de R$ 5,71 milhões. As 200 casas atenderão prioritariamente aos atuais moradores da localidade. Após aprovação, as obras serão executadas pela Secretaria Municipal de Transportes e Infra-Estrutura (Setin), através da Superintendência de Urbanização da Capital (Surcap). Devem começar em outubro para que, em um ano, a Vila esteja pronta.

Início das obras



O primeiro passo para o início das obras foi dado esta semana. O pontilhão de acesso à comunidade já está sendo fabricado pela Desal. Esta é a principal reivindicação dos moradores, já que a ponte atual foi improvisada e algumas pessoas já se machucaram na passagem. A nova ponte será instalada no prazo de 15 a 20 dias.



A Prefeitura autorizou também a limpeza do terreno, sob a responsabilidade da Superintendência de Urbanização da Capital (Surcap). Esta ação também era esperada pela comunidade, já que o terreno está encoberto pelo mato, propiciando muitos casos de violência.
O chefe de engenharia da Sehab, Jailson Farias, informou que foram feitos estudos, constatando que as 200 unidades já atendem ao total de moradores da região (cerca de 280 famílias) e, com isso, provavelmente não virão pessoas de outras áreas para morar na vila. No entanto, Farias frisou a necessidade de um cadastro dos moradores, que será enviado à CEF para análise.

Projeto integral

Além das unidades domiciliares, uma parceria entre a Sehab, a SMEC e a Secretaria Municipal de Economia, Emprego e Renda (Sempre) proporcionará a implantação de um projeto de alfabetização e profissionalização, visando beneficiar mais de 1,5 mil pessoas envolvidas na construção do conjunto habitacional. Será construída uma escola próxima ao local para facilitar o acesso dos alunos, que contará com o ensino da Educação Infantil, Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA), além de programas pedagógicos e sociais, como o Salvador Cidade das Letras e ProJovem.

A Vila terá um centro comunitário para sediar reuniões, festas e demais atividades sociais e associativas, integrando salas com 60 metros quadrados, podendo ser utilizada para cursos profissionalizantes. E contará também com áreas reservadas para boxes comerciais que serão ferramentas de sustentabilidade para a comunidade. Os estabelecimentos abrigarão equipamentos de apoio, como padaria, lanchonete, mercearia, postos de serviço, lotéricas, armarinho e bazar.

O projeto envolve também sistema viário, saneamento básico, infra-estrutura e ações socioeducativas. As melhorias na infra-estrutura urbana incluem novos sistemas viário, de drenagem e esgotamento sanitário e de complementação da rede de abastecimento de água. Também estão previstas contenção de encostas, relocação de habitações situadas em áreas de risco, 22 melhorias nas moradias, implantação de 22 unidades sanitárias, instalação de equipamento comunitário e área de lazer.

20 comentários:

Unknown disse...

É interessante analisar a matéria de urbanização integrada, e não só 280 mas milhares de unidades devem ser construídas para melhorar a questão da moradia em Salvador.

Unknown disse...

Daniel Bono
2º A Salesiano Dom Bosco

Jeffew disse...

Jeferson Vitor 2ºC
Salesiano Dom Bosco

Tipow.. é legal o que o governo prôpos.. construir essas casas na Vila Metrô.. porque além de ajudar o pessoal do MST vai/pode melhorar a situação econômica deles.

Unknown disse...

Thiago Vieira 2ª A

Como o Brasil já tem um desenvolvimento de urbanização,
com metodo desorganizado é bom vê o desempenho do governo para abrigar pessoas necessitadas ,como do MST , que por muitas vezes são pessoas que se relacionam a cidade através do exôdo rural.
Mas é triste tb vê a falta de organização ainda presente , por acontecimentos de descuidos de fatores basicos como : Saneamento basico e violência.

Anônimo disse...

A Construção do Metrô vai beneficiar varias pessoas alem dessas 280 familias, alem do uso dos Onibus o Metrô será outra opção de Transporte diminuindo a superlotação em alguns ônibus.

Rigel Castelo 2ºB

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A urbanização nas favelas eh uma questao interessante, pois ajudará a beneficiar com novas moradias impostas pelo governo. as 280 famílias citadas serao de alguma forma ajudadas.
o problema nas favelas e a falta de organização.

Felipe de Albuquerque 2B

Daiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daiana disse...

Salvador realmente precisa de atenção com a população menos favorecidas. Seria necessario que essas Vilas fossem contruidas não só para os sem tetos mais também para o resto da população. Mas se o governo fizer realmente essas construções com tem falado, vai ajudar bastante.

Diana Sala 2º A

Daiana disse...

É de extrema importância que o governo construa essa Vila, mas só ira beneficiar o MST, enquanto em toda parte de Salvador precisa de moradia também. O que torna conforto para um, torna necessidade para outros milhares.

DAIANA SALA

Rodrigo disse...

Vai ser interesante pois além de diminuir os engarrafamentos ira beneficiar algumas familias quando forem construida a vila, e o governo tinha q espandir esse projet da vila para milhares de moradias oque iria melhorar a qualidade de vida da população e a questão social tambem.

Rodrigo Guimarães
2°C

Viviane disse...

muito interessante esse projeto, que além de construir moradias vai construir escolas, lojas para ajudar na renda da população e contar com uma boa infra-estrutura como saneamento básico, sistema viário, rede de abastecimento da água... seria bom se esse projeto crescesse e não ficasse restrito apenas para os sem-tetos que estão morando no local, e sim para a população que necessita.

Viviane.
2° C - Salesiano Dom Bosco

Nimsay disse...

Esse projeto é muito importante, mas, infelizmente só irá ajudar uma parcela da população. Salvador inteira precisa desse tipo de desenvolvimento por falta de incentivo financeiro do governo, entre outros fatores.Em diversas localidades vemos a decadência que só faz crscer, mas espero q aos poucos possamos conquistar uma boa qualidade de vida e crescimento social.

Yasmin 2ºB

Goku disse...

A urbanização em salvador é um processo desordenado(acarretando na verticalização da cidade),mas ainda assim é bom ver ações como essas que mesmo não beneficiando a todos,é um bom pontapé inicial para resolver,em parte,os problemas que o povo vem enfrentando,seja por falta de moradia,difícil acesso a transportes públicos,etc.

kelmer disse...

A urbanização na vila metrô foi uma atitude muito boa por parte dos políticos da cidade,pois irá ajudar muitas pessoas,mesmo que ainda seja pouco pra dizer que irá ajudar a todo mundo,mesmo assim será muito útil.

Felipe disse...

Felipe Brito 2°B
O metrô é um projeto que ja deveria existir em salvador, afim de facilitar o deslocamento e diminuir o engarrafamento nas ruas.
Com isso a cidade ficara mais organizada e é um meio tambem de poupar o meio ambiente de gazes toxicos de carros..

Unknown disse...

Roque 2°B
a Construção do metro vai beneficiar toda a cidade de salvador em relação as trasportes que não dão conta de toda a populacão que creceu muito rapido junto com a cidade de forma desorganizada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A urbanização da vila do metro aumenta a moradia e beneficiar inumeras familias e também ajuda na economia da população de baixa renda existente no local ao redor....

fefeuu foi mal ai pelo atraço da postagem, é que meu pc chego agora detarde e n deu tempo de vim aqui postar so tive esse horario agora pra postar, valeu ai, e exelente blog esse...

2ºC SALESIANO DOM BOSCO