sexta-feira, 11 de julho de 2008

SALVADOR UM PASSEIO NA SUA HISTÓRIA

JUSTIFICATIVA

Vivemos o início do século XXI, momento histórico de muitos avanços tecnológicos, espaciais, mas ainda palco de muitas desigualdades sociais e económicas no mundo, no Brasil e principalmente na nossa cidade de Salvador. Para transformarmos essa realidade que grita nos nossos ouvidos, precisamos conhecer toda construção de nossa história, porque pensamos como pensamos, porque nossa cultura, nossa arte, nossa sociedade são exatamente dessa forma, com beleza, brilho, alegria que atrai tantos povos, mas ao mesmo tempo convive com tantos problemas e dificuldades. Esse trabalho é fundamental porque nos possibilitará enxergar aquilo que teimamos em ocultar, valorizando tudo que há de especial, diferente e transformando todas necessidades que possam ser encontradas.
Esse roteiro de estudos foi montado para continuar aprofundando o conhecimento sobre a realidade da cidade de Salvador. Vivemos numa realidade cheia de contrastes, desigualdades e ao mesmo tempo cheia de encantos, festas e turismo, por isso precisamos analisar conhecer e criar as propostas para mudanças dessa realidade.











OBJETIVO






Fazendo com que o aluno possa conhecer Salvador de forma crítica e discutida, como chegou a ser o que é hoje, contextualizando a atualidade, buscando sempre a construção da sua cidadania.
Aprofundar o conhecimento sobre a realidade atual da cidade de Salvador e buscar o papel social de cada aluno nessa sociedade.
Aprofundar os aspectos: meio ambiente, educação, transporte, saúde, segurança e saneamento/habitação dentro da realidade de Salvador.
Propor uma ação efetiva para a transformação da cidade.







METODOLOGIA

Cada sala deverá aprofundar o estudo dos bairros da cidade evidenciando a historia e comparando com a atualidade, a partir dos seguintes aspectos:
• Transporte.
• Turismo.
• Habitação.
• Saúde.
• Economia - Emprego.
• Cultura - Educação.

As salas serão subdivididas em equipes para aprofundar cada aspecto dentro do bairro escolhido , com orientação das diísciplinas de história,geografia e sociologia.


PONTUAÇÃO
1 ETAPA

Obs:Cada grupo deverá fazer uma apresentação em POWER POINT com o bairro escolhido valendo 1,0 ponto da nota global.

2 ETAPA
Visita cultural alguns bairros da cidade com apresentação de relatorio 1,0 pontos.






Em função do projeto 8 jeitos de mudar o mundo tratar do aquecimento global e questões relativas ao meio ambiente será proposto algumas sugestões para o desenvolvimento dentre elas:

• Listar as principais áreas de preservação ambiental de Salvador, comparando com a distribuição geográfica, a fim de perceber a influência das diferenças sociais nas questões ambientais.
• Estudar de forma aprofundada os principais problemas que sofre o meio ambiente na cidade de Salvador.
• Propor sugestões que possam ser efetivadas por órgãos não governamentais e governamentais, assim como uma ação na comunidade, a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente.
• Estudar o nível de poluição da cidade de Salvador.
Atividades:
• Pesquisar em órgãos competentes governamentais e ONGs para respaldar teoricamente as informações.
• Visitar os remanescentes da Mata Atlântica na cidade de Salvador, áreas de preservação e seus principais problemas.
• Conhecer o Parque Metropolitano de Pituaçu, a fim de constatar a evolução do processo de degradação de uma das principais reservas metropolitanas.
• Fotografar os espaços visitados, comparando as realidades dos bairros de acordo com a classe econômica.




PROFESSOR ALFREDO ROSENDO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

2 comentários:

Unknown disse...

Espero que não dêm facada nos alunos!!

G disse...

E ai... é Gabriel das Mercês. a partir de agora entrar sempre no seu...

flw