quinta-feira, 22 de julho de 2010

"OS PROBLEMAS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS"



Grandes cidades brasileiras sofrem com o crescimento descontrolado das Regiões Metropolitanas e as conseqüências sociais que são geradas. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Belém, Recife. Essas nove regiões do Brasil tem uma dura realidade em comum: o crescimento desordenado das Regiões Metropolitanas. Fato que ocasiona uma série de outros problemas como: falta de saneamento básico, desestrutura nos meios de transportes públicos, criminalidade e outros.
Vale lembrar que apesar desses problemas serem mais intensos nas grandes metrópoles brasileiras, eles ocorrem também em cidades de médio e pequeno porte. Um bom exemplo disso são as cidades mineiras Uberlândia e Juiz de Fora que já enfrentam esses problemas. No caso da Região Nordeste do Brasil, a situação ainda é mais crítica, há cidades pequenas com graves problemas de infra-estrutura. Segundo o IBGE, no pequeno município de Guaribas no Piauí, que tem cerca de cinco mil habitantes, novecentos domicílios não tem banheiros ou qualquer tipo de instalação sanitária.
Caros alunos do 7º ano, durante o terceiro bimestre vamos estudar os problemas sociais mais graves pelos quais as grandes e médias cidades brasileiras tem enfrentado. Montaremos um banco de dados sobre o assunto. Pesquise sobre a infra-estrutura de uma cidade brasileira e poste aqui no Blog. Vale também exemplos de cidades que tem conseguido solucionar tais problemas.

Nenhum comentário: