quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sobe para 28 o número de cidades em situação de emergência 9 de setembro de 2009

Santa Catarina tem 28 municípios em estado de emergência e uma cidade em estado de calamidade pública por causa do temporal que atingiu o Estado na terça-feira, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira. São 81.021 pessoas afetadas, 1.347 desabrigados, 16.049 desalojados, 286 deslocadas, 170 feridos e quatro mortos.
As cidades atingidas e que decretaram emergência são: Abelardo Luz, Água Doce, Barra Velha, Calmon, Coronel Martins, Corupá, Dionisio Cerqueira, Entre Rios, Formosa do Sul, Galvão, Ipuaçu, Irani, Itaiopolis, Lebon Regis, Monte Castelo, Ouro Verde, Passos Maia, Rio das Antas, Santa Terezinha, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São Domingos, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista, Schroeder, Tigrinhos, Vargeão e Vargem Bonita. Guaraciaba está em estado de calamidade pública.
O município de Guaraciaba - onde quatro pessoas morreram e outras 64 ficaram feridas - decretou estado de calamidade pública.
Tornados - Mas não foi apenas a chuva que espalhou estragos entre os catarinenses. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram) e a Defesa Civil confirmaram que pelo menos três cidades foram atingidas por tornados na noite de segunda-feira: Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília. Os ventos chegaram a 120 km/h e duraram cerca de uma hora e meia, destruindo casas, destelhando escolas e galpões e deixando matas nativas totalmente arrasadas.
Tragédia - O temporal e os ventos fortes que atingiram as cidades catarinenses trazem à memória a tragédia que o Estado viveu entre os últimos meses de 2008 e o início de 2009. Ao todo, 135 pessoas morreram por causa dos temporais, principalmente em municípios da faixa litorânea do Estado.
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: