terça-feira, 14 de junho de 2011

O BTR


Em sua sabedoria, o imortal Dorival Caymmi nos ensinou que quem não gosta de samba é ruim da cabeça ou doente do pé. Com a devida licença, vamos um pouco mais adiante: aqui no Brasil, um país em que as crianças já nascem gritando gol, quem não gosta de futebol, também não deve ser lá muito sadio, não! E é com os olhos voltados para a África do Sul que apresentamos este segundo número da revista SALVADOR EM MOVIMENTO, uma vitoriosa parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) e o jornal A TARDE.
Queremos aqui reafirmar nosso empenho para que Salvador seja confirmada como uma das sedes da Copa 2014. Afinal, uma das condições sine qua non da FIFA para o credenciamento das cidades é a garantia de mobilidade urbana – em bom português, os organizadores querem transporte público de qualidade e trânsito sem congestionamentos. Não por acaso, é exatamente o que estamos buscando, ao desenvolver, junto com as três esferas de governo, o projeto de construção de uma rede integrada de transporte, tendo como destaque o Bus Rapid Transit (BRT), uma espécie de metrô sobre pneus, que alia vantagens como alta capacidade e baixo custo de implantação.
Salvador ainda corre o risco de não se qualificar como sede da Copa de 2014. A pré-indicação obtida no ano passado não representa um credenciamento definitivo. Quem acompanha a história das Copas sabe que, em 1950, a cidade ficou de fora do evento. Não podemos permitir a repetição do fiasco – desta vez por questões associadas à
mobilidade urbana.
A hora é esta. Que possamos buscar no exemplo de grandes empreendedores como o patriarca do Grupo Evangelista, o lendário ‘Seu Jonga’ – um dos destaques desta edição – a inspiração para continuarmos sempre investindo no crescimento do setor.
A Copa de 2014 é só o pontapé inicial de uma partida que está começando. Afinal, investir na requalificação de uma cidade e no bem-estar de toda uma comunidade é uma meta a ser perseguida incansavelmente. Iniciamos a contagem regressiva para a Copa do Mundo no Brasil, mas o jogo já começou.