domingo, 28 de fevereiro de 2010

Prefeitura de Salvador garante infraestrutura urbana para Copa 2014

Ter, 17 de Fevereiro de 2009 11:45
O prefeito de Salvador (BA), João Henrique, garantiu que a Prefeitura fará tudo, mais que o possível, para Salvador brilhar durante a realização da Copa do Mundo de 2014. O pronunciamento ocorreu na última sexta-feira, no estádio de Pituaçu, quando foram apresentadas aos comitês da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) as condições de Salvador para ser uma das 12 subsedes do maior evento esportivo do mundo.

Durante a visita de inspeção, a comitiva da Fifa e da CBF observou a capacidade de tráfego do aeroporto, obtendo informações junto à Infraero, e sobrevoou a cidade com o objetivo de visualizar as possibilidades de mobilidade urbana e a estrutura do estádio, comparando com os projetos de requalificação apresentados pelos governos municipal e estadual. As comitivas também verificam o tempo previsto para a conclusão das obras.

Confiante, João Henrique diz não ter dúvidas de que no próximo dia 20 de março a Fifa vai anunciar Salvador como uma das subsedes da Copa de 2014 e confirmou a conclusão, em tempo hábil, de grandes projetos viários, entre eles o Transalvador, que integrará vários modais de transportes, ampliando a capacidade de mobilidade urbana da primeira capital do Brasil. "O projeto será iniciado ainda este ano, pelo corredor central da Avenida Paralela, fazendo a integração com o sistema de transporte metroviário que conduzirá a população até a Arena Olímpica, atual Fonte Nova", explicou.

O prefeito ressaltou também que, além da mobilidade urbana, a capital estará preparada para hospedar os atletas e os torcedores que assistirão aos jogos. "Praia do Flamengo e Stella Maris, por exemplo, ganharão nos próximos cinco anos novos empreendimentos da rede hoteleira, obedecendo aos critérios do PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Salvador)".

João Henrique também destacou a instalação do Hotel Hilton, do grupo Imocom, no bairro do Comércio. Além disso, outras grandes redes hoteleiras de luxo, como a Tchai e a Fasano, também serão construídas no bairro.

Outro projeto da Prefeitura Municipal que contribui para que Salvador seja uma das subsedes da Copa de 2014 é o de requalificação da orla. O projeto, executado pela Fundação Mário Leal, vinculado à Sedham (Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente), prevê a transformação do canteiro central em uma área de lazer, como realizado na Avenida Centenário, onde ficarão as barracas de praia e outros equipamentos necessários para garantir a diversão e o bem-estar dos cidadãos.

Outras iniciativas, como a construção de uma passarela fazendo a ligação entre o Centro Administrativo da Bahia e o estádio de Pituaçu, a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, as contínuas ações de infraestrutura urbana, além da beleza da cidade e a simpatia do soteropolitano, são aspectos que dão a Salvador uma posição favorável. "A Prefeitura e o governo do Estado estão de mãos dadas, lado a lado, para dar a Salvador as condições de encher os olhos do mundo, não apenas por sua beleza natural e arquitetônica e pela hospitalidade do seu povo, mas também pela capacidade de realização de grandes espetáculos", pontuou o prefeito.

Igualmente otimista, o governador Jaques Wagner ressaltou a importância da união entre Estado e Município para a realização de ações que deixem Salvador preparada para a Copa. "O governo do Estado e a Prefeitura estão em contato com o governo federal para preparar a cidade, seja na infraestrutura urbana, seja na reforma da Fonte Nova", destacou Wagner.

As perspectivas de Salvador para sediar a Copa de 2014 são grandes, tanto que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, destaca que a cidade é uma concorrente fortíssima e que pode inclusive vir a sediar uma das eliminatórias para a Copa de 2010, que será realizada na África do Sul. "Salvador já está disputando com outras capitais para sediar um dos jogos das eliminatórias para a Copa de 2010".

Através de sua assessoria, a CBF pontua que é comum que as cidades concorrentes a sediar os jogos da Copa estejam executando obras de infraestrutura durante a visita. Somente o atraso no cronograma das obras é o que pode impedir a realização do evento no local.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fórum Urbano Mundial 5 já inscreveu mais de 10 mil participantes

vento será de 22 a 26 de março nos armazéns da zona portuária do Rio de Janeiro

O Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5) está com inscrições abertas até o dia 14 de março. Já se inscreveram, de forma gratuita, mais de 10 mil participantes. O evento será realizado no Rio de Janeiro, de 22 e 26 de março, para discutir problemas causados pelo crescimento das cidades e políticas públicas para tentar saná-los. São esperadas mais de 15 mil pessoas, de 160 países.

Clique aqui para inscrever-se.

Esta é a primeira sessão do fórum na América Latina, e terá como característica principal a participação popular nas propostas que serão discutidas. O evento foi criado em 2001 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que previu a realização a cada dois anos de sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob responsabilidade da agência ONU-Habitat, das Nações Unidas. A sessão brasileira tem o apoio do Governo Federal e do Ministério das Cidades.

O tema central do FUM5 é "O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido". As discussões são divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade; Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e inclusiva.

O fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização. Hoje, é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.


Serviço:
Fórum Urbano Mundial 5
Data: 22 a 26/03/2010
Local: Zona Portuária, armazéns 2 a 6 e anexos, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Informações e Inscrições: wuf5.cidades.gov.br